Av. Deusdedith Salgado - Salvaterra, Juiz de Fora/MG

Blog W Car

Câmbio automático, manual ou CVT: qual carro comprar?



Na hora de comprar um carro, muitos consumidores se questionam quanto ao câmbio. Enquanto alguns ainda preferem o câmbio manual, outros afirmam que os câmbios automatizados são o futuro do mercado.

Para tirar essa dúvida, vamos explicar como funcionam os câmbios automático, manual e CVT e comparar o custo benefício de cada um para que você possa tomar a sua decisão de compra do seu seminovo com segurança.

Diferenças entre câmbio automático, manual e CVT

Veja a seguir as principais características de cada um dos três tipos de câmbio automotivo.

Câmbio automático

O câmbio automático tem uma caixa de transmissão com engrenagens planetárias. Isso significa que as engrenagens são unidas por peças menores que trabalham em torno da engrenagem maior. O conversor de torque usa o fluido de câmbio para transmitir a força do motor para a caixa de transmissão.

O veículo tem um sistema eletrônico com autonomia para selecionar a combinação ideal das engrenagens. A troca de marchas acontece sem atuação do motorista, de acordo com a velocidade do veículo e com a rotação do motor.

Câmbio manual

O câmbio manual funciona com o movimento da alavanca de marchas e com o pedal da embreagem. Esse pedal serve para interromper o torque do motor para que uma nova marcha seja selecionada pelo motorista. Em seguida, o motor é reativado aos poucos pela embreagem.

Câmbio CVT

A sigla CVT significa Transmissão Continuamente Variável. Ao contrário dos outros tipos de câmbio, o CVT não possui uma troca real de marchas. A mudança de marcha é realizada com um cone hidráulico. Não há perda de potência entre as trocas.

Vantagens e desvantagens

Câmbios diferentes possuem vantagens e desvantagens diversas. A seguir, selecionamos os principais aspectos a serem considerados na hora de escolher o melhor veículo para você.

Consumo

Se você já ouviu dizerem que o carro automático consome mais combustível do que o carro manual, saiba que é verdade. E talvez este seja o fator decisivo para muitos consumidores escolherem o câmbio manual.

O conversor de torque perde energia durante a transmissão de força do motor para a caixa de transmissão, por isso o câmbio automático acaba gastando mais combustível. No entanto, a quantidade é pequena, e pode não fazer muita diferença dependendo do modelo do veículo.

Isso não acontece com o CVT, já que não há troca de marcha. É um câmbio bastante econômico.

Falando em economia, separamos 10 dicas para você começar a economizar com seu carro ainda hoje.

Hábito

Quem já se acostumou a dirigir um carro com câmbio manual pode ter algumas dificuldades ao passar para o automático ou para o CVT. Como não há pedal esquerdo, a perna esquerda do motorista deve ficar em repouso durante todo o trajeto. Por isso, no começo o condutor pode se confundir e acabar pisando no freio, resultando em uma freada brusca por conta da leveza do pedal do meio.

Da mesma forma, quem já se acostumou com os câmbios automático e CVT pode ter dificuldades com o câmbio manual. O condutor pode se complicar com as trocas de marcha e com o controle de embreagem. Como resultado, o motorista pode passar por alguns apertos, como deixar o carro morrer ou agarrar na subida de morros.

Manutenção

O câmbio manual é o mais simples de se realizar a manutenção. O valor varia muito de acordo com o modelo do veículo. É bom destacar que, do sedã mais simples ao SUV cheio de funcionalidades, é possível encontrar diferentes versões de veículos com câmbio manual.

Por outro lado, o câmbio automático é bastante complexo e pode exigir altos custos de manutenção. O proprietário do veículo com esse câmbio deve ficar atento às trocas de óleo e de filtro.

Já os câmbios CVT necessitam de mão de obra especializada, já que são mais complexos. Eles também requerem uma troca de filtro de óleo mais frequente. Vale lembrar que, como veículos com esse tipo de câmbio são mais caros, a tendência é de que a manutenção e as peças também sejam mais caras. Porém, no geral é um câmbio com ótimo custo-benefício. 

Qual o melhor câmbio?

Afinal de contas, qual câmbio é o melhor de todos? A resposta pode ser mais complexa do que você imagina!

Apesar das vantagens e desvantagens claras, o melhor tipo de câmbio depende das suas necessidades e das suas preferências. Por isso, a melhor forma de descobrir qual o câmbio que mais combina com o seu estilo de vida é fazer o test drive. Dessa forma, você conhece tudo que o veículo tem para oferecer e testa as facilidades e dificuldades que cada câmbio apresenta na prática.

É bom lembrar também que alguns veículos têm a possibilidade de trocar do câmbio automático para o manual e vice-versa. Vale a pena pesquisar bastante antes de escolher.


Está querendo comprar um carro, mas não sabe se vai optar pelo novo ou seminovo? Saiba qual vale mais a pena.


Aviso de Cookies

Este site usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)
Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em "Ok, entendi".
Saiba mais na nossa Politica de privacidade e termos de uso