Av. Deusdedith Salgado - Salvaterra, Juiz de Fora/MG

Blog W Car

Como preparar seu carro para viajar nas férias



Quando já estamos cansados da rotina de trabalho ou com saudade da família que mora longe, ficamos ansiosos para encher o porta-malas e pegar a estrada. Mas antes da viagem, é preciso fazer alguns preparativos e isso significa também preparar seu carro a fim de evitar imprevistos e ter uma ótima experiência.

Já decidiu para onde você vai viajar? Então a primeira coisa que você precisa fazer é levar o carro para a revisão!

Faça uma revisão antes da viagem

Uma das piores coisas que podem acontecer na hora de pegar estrada é ficar na mão. Por isso, é muito importante cuidar da saúde do seu veículo e ter certeza de que ele está em condições de viajar.

Se você já percebeu que o carro apresenta algum problema mecânico, não negligencie. Se a situação piorar, você corre o risco de ficar parado na estrada e precisar acionar o guincho ou o seguro. Mesmo que você busque pela oficina mecânica mais próxima, a "brincadeira" pode sair mais cara do que o imaginado, ou pior, seu carro pode cair nas mãos de um profissional pouco experiente.

Se você quer evitar dores de cabeça, faça um check-up geral com algumas semanas de antecedência. Assim, caso seja necessário trocar alguma peça, haverá tempo suficiente para a manutenção.

Vale lembrar também que carros que não passam por revisão estão sujeitos a multa. Então confira a seguir quais componentes merecem sua atenção, além do motor:

O que revisar no seu carro


1. Fluidos

Essas substâncias são importantes para manter os componentes do carro funcionando da maneira correta. O óleo do motor, por exemplo, é responsável pela lubrificação e manutenção da temperatura das peças. Por isso, é necessário checar o nível, a validade e a qualidade desse óleo antes da viagem, além de um possível vazamento. Verifique também o líquido de arrefecimento, fluido da embreagem, dos freios, da direção hidráulica e o óleo da transmissão.

2. Pneus, eixo e suspensão

Caso os pneus estejam em bom estado, vale checar a calibragem, que deve obedecer à descrição do manual do veículo. Pneus carecas são um grande risco para a segurança e precisam ser trocados.

Para ter mais estabilidade, confira também o estado dos amortecedores e molas. Se necessário, faça um balanceamento dos pneus ou alinhamento dos eixos.

3. Freio

Nem precisamos lembrar que esse é um componente importante para evitar acidentes e salvar vidas. É imprescindível que seu sistema de freios esteja em plenas condições de funcionamento. Se você sentir alguma irregularidade ao conduzir ou perceber a luz acesa no painel, procure um mecânico. Verifique o estado das pastilhas, os discos, o pedal e o freio de mão.

4. Parte elétrica

Durante a revisão do veículo, verifique também a bateria, as luzes do painel, pisca-alerta, luz de freio, setas, farol e lanternas. Tudo deve estar funcionando perfeitamente para evitar multas, melhorar a visibilidade e sinalizar as suas ações para os outros motoristas.

Se as lentes dos faróis e lanternas estiverem foscas, um serviço de polimento pode devolver a transparência e melhorar a passagem da luz, contribuindo para a visibilidade.

7 dicas para fazer uma boa viagem

Carro preparado, é hora de pensar no trajeto da viagem! Confira algumas dicas que podem ser uma verdadeira mão na roda na hora de pegar estrada.

1. Planeje o trajeto

Na hora de planejar o caminho que irá fazer, é interessante pensar com antecedência nas paradas. Sobretudo em viagens longas, isso é muito importante para esticar as pernas, comer e dar uma relaxada ou despertada. Principalmente quando não temos com quem dividir o volante, dirigir pode ser muito cansativo, então é melhor se prevenir.

Quando dirigimos cansados, nossa atenção é reduzida e podemos cair no sono. Como consequência, colocamos nossa vida, a dos passageiros e de outras pessoas em risco.

2. Vai abastecer no caminho?

É claro que não podemos esquecer de colocar combustível no carro antes de sair da cidade. Mas quando o trajeto é longo, certamente você vai precisar de mais gasolina ou etanol. Por isso, não se esqueça de planejar onde irá abastecer.

Se definir o lugar com antecedência, maiores são as chances de fugir dos altos preços e das furadas também. Busque por postos de combustível de confiança para evitar ser enganado com gasolina adulterada. Os postos de abastecimento dentro das cidades podem ser mais confiáveis que os de beira de estrada.

3. Separe o valor do pedágio

Se você planejou bem sua viagem, já sabe até por quais pedágios irá passar. Na internet, é possível pesquisar qual o preço cobrado e já separar o dinheiro. Isso irá ajudar a evitar atrasos, especialmente se não precisar de troco.

4. Cabe tudo no porta-malas?

É muito importante lembrar que o excesso de peso contribui para o gasto do combustível e pode atrapalhar a frenagem em situações de emergência. Leve apenas o que for necessário.

Arrume suas malas pensando em quantos dias irá ficar fora e evite colocar malas soltas dentro do carro. O ideal é que tudo fique no porta-malas. Em caso de acidente, os objetos soltos dentro da cabine podem machucar alguém.

5. GPS sempre à mão

Se você quer evitar atrasos e viajar mais tranquilo, vale a pena usar um GPS. Ainda que você conheça o caminho, essa tecnologia permite informar sobre radares, desvios, buracos, acidentes e outros imprevistos. Hoje em dia é possível ter orientação sobre o percurso tanto no painel multimídia quanto em aplicativos do celular.

6. Cuide da segurança

Nada de arrancar o carro sem cinto de segurança, isso serve para todos os ocupantes. As crianças pequenas precisam estar na cadeirinha e os animais de estimação, na caixa própria para transporte, segundo as normas da legislação.

Ao sair de casa para uma viagem, esperamos que todos voltem sãos e salvos, então cuide de si mesmo, da sua família e amigos. Dirigir sob efeito de álcool e outras substâncias que afetam os sentidos e o raciocínio, nem pensar.

7. O que não pode faltar

Não se esqueça de levar os documentos de identificação de todos os passageiros, bem como a CNH do motorista e o documento do carro, CRLV. Verifique se está tudo dentro da validade, do contrário, é necessário regularizar antes, para evitar problemas.

Lembre-se de levar também a chave reserva, carregador de celular e contatos importantes de emergência. Triângulo de sinalização, macaco e chave de roda devem estar dentro do carro. Se possível, tenha um pequeno extintor de incêndio e um kit de primeiros socorros, caso saiba usar.


Gostou deste conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas e novidades sobre o mundo automotivo.


Aviso de Cookies

Este site usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)
Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em "Ok, entendi".
Saiba mais na nossa Politica de privacidade e termos de uso